Meias de compressão na corrida

Existem várias teorias para fundamentar o uso das meias compressivas. A primeira teoria baseia no retorno venoso, ou seja, o uso das meias compressivas melhoram o retorno venoso, uma vez que o sangue tem tendência a acumular-se ao nível das pernas, tanto em repouso, como em exercício. 

Desta forma o uso das meias compressivas através da compressão, ao nível dos gémeos vão aumentar o aporte de oxigênio aos músculos facilitando desta forma o retorno venoso e a consequente remoção de metabolitos recorrentes da atividade física (Ex: ácido láctico). Assim sendo a homeostase muscular será mais eficiente, melhorando a capacidade de resistência do atleta.

A segunda teoria é menos conhecida entre os atletas no entanto não menos importante, é a vibração muscular. Quando um atleta começa a correr, existem inúmeras forças de impacto nos músculos e tendões do membro inferior que estão sujeitos a sofrerem danos musculares, principalmente quando falamos em superfícies mais irregulares ou rígidas do solo de pratica da atividade. 

Pensa-se que esta vibração pode ser uma das causas de dor muscular tardia que os atletas referem. Desta forma as meias de compressão muscular vão permitir uma maior estabilidade muscular e por conseguinte uma menor vibração muscular e maior propriocepção.

Espero que gostem!!

0 comentários:

Postar um comentário